quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

[Literaprosia] Evolução das espécies – O pensamento científico, religioso e filosófico


Escrito pelo biólogo e naturalista Samuel Murgel Branco, o livro apresenta, de forma didática e simplificada, os principais fatos relacionados com a teoria da evolução, de acordo com os conhecimentos atuais. Esse assunto foi, durante os últimos dois séculos, objeto de muita divergência, em que se opunham razões de doutrina religiosa aos fatos observados pelos cientistas. O progressivo acúmulo de documentos históricos (os fósseis) e o estudo comparado dos seres adultos e embriões formam, entretanto, uma base de sustentação que tornou praticamente impossível a sua contestação. São salientados esses principais aspectos e os passos dos cientistas envolvidos nesse empolgante mistério da natureza, que é o da origem dos seres vivos que povoam o nosso planeta. São feitas considerações sobre a origem da espécie humana e sobre o papel ético na formação das nossas sociedades.

Um livro que debate um assunto bastante polêmico, mas que, em minha opinião, deixa a desejar. A proposta é comentar os principais argumentos científico, religioso e filosófico. Ora, os argumentos científicos são intensamente debatidos durante toda a obra, de uma maneira simples e de fácil compreensão. Os filosóficos são lembrados algumas poucas vezes e os religiosos, bem, são expostos e intensamente atacados pela teoria científica (afinal, o autor é um biólogo).

Mas se o que você quer é entender como uma teoria científica é formulada e consolidada, esse livro te explica de uma forma fácil. É um resumo, eu diria.

*****

Referências

Branco, Samuel Murgel
Evolução das espécies – O pensamento científico, religioso e filosófico / 2. Ed. Reform. – São Paulo : Moderna, 2004. – (Coleção polêmica)

1. Darwin, Charles, 1809-1882;
2. Evolução – Aspectos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!