sábado, 16 de junho de 2012

Insatisfeito por estar satisfeito



Você, que me lê agora, já se sentiu satisfeito alguma vez? Pergunto isso porque, talvez, eu tenha uma vaga lembrança do que é satisfação. Digo ‘vaga lembrança’ porque, na verdade, não sei bem o que é “estar satisfeito”. Parece confuso e é.

Quando estão à mesa, as pessoas dizem estar satisfeitos por não querer mais repetir o prato. Talvez por ser mais educado dizer que “está satisfeito” ao invés de “tô cheio”... Cheio. Sem saco. Cansado. Por outro lado, satisfeito soa como algo que, no fundo, está insuficiente. Como diria Lady Kate, “bom, bom, bom, não tá. Mas tá bom”, logo: estou satisfeita.

Mas estar satisfeito pode significar uma vida mansa, pessoas com aquele sorrisinho permanente no rosto... Sinônimo de acomodação (?). Responda-me: você está satisfeito com seu salário? Com seu cargo dentro da empresa em que trabalha? Acredito que a resposta foi ‘não’. Porque nós sempre queremos um pouco mais! Eu mesma não estou satisfeita com esse texto, mas uma hora terei que parar de escrever, publicar e... me dá por satisfeita. Olha aí a satisfação me perseguindo...

Eu sei que não vou chegar à conclusão alguma, mas é que, às vezes, sinto uma vontade imensa de estar satisfeita. Mas o que posso tentar concluir, depois de tanto pensar e compartilhar meus pensamentos com vocês, leitores, é que estar satisfeito é estar acomodado. Ao passo que viver insatisfeito pode trazer sérios problemas, pois, alguém aí já viu um bêbado satisfeito com a quantidade de álcool que tomou? Continuarei a pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!