domingo, 25 de março de 2012

Estrela-Guia


Lendo algumas coisas soltas pela internet vi uma frase que me remeteu à infância. Ela dizia: Primeira estrela que eu vejo, satisfaz o meu desejo... Lembro-me de olhar para o céu, todo fim de tarde, e esperar a primeira estrela surgir. Era vênus, ou 'estrela d'alva' se assim preferir, que mostrava toda sua beleza e esplendor ao lado da lua. Talvez por ser a estrela mais brilhante dos céus, me chamasse tanto à atenção. E então eu sempre lhe fazia um pedido, mesmo sem saber o quão comum era e é fazer pedidos às estrelas.

Aquele era o momento em que eu parava, ainda que por alguns poucos minutos. Era quase um ritual: parava para admirar, pensar um pouco e enxergar, talvez. Parava para observar o dia, os sons, as pessoas e tudo que, de tão comum, passa despercebido diante de nossos olhos. Eu sempre ouvi dizer que crianças têm mais créditos com as forças da Natureza, então eu investia nisso. Olhava fixamente para a estrela, esperando que ela pudesse ouvir meus cochichos e então pedia. Confesso que, na minha cabeça infantil, sempre tinham mil coisas a serem pedidas: minhas aulas de judô, meu VHS favorito de Os Flintstones, muitos doces, aquela tão sonhada bicicleta (não, esqueçam, isso era item a ser pedido ao Papai Noel) e tudo o mais que os comerciais de TV faziam parecer legal.

Agora não me recordo de ter sido atendida alguma vez, mas isso talvez seja o que menos importe. Com a correria do dia-a-dia, nós perdemos a capacidade de parar para refletir um pouco, de perceber o que de bom há nas pequenas coisas. Esse negócio de viver para cumprir prazos, atingir metas e se superar nos torna incapazes de apreciar as pequenas coisas da vida. Perdemos o direto até de acordar quando o sono acaba!

Seria muito sonhar com uma vida sossegada? Em uma realidade que ficou para trás, concluo que sim.

"Vamos parar pra escutar
Uma barriga roncando, uma mamãe chorando.
Vamos ouvir a noite cair,
E o sol ajudá-la a se levatar..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!