sábado, 6 de agosto de 2011

A Cristificação do Universo


Diante do sobrado demolido, Cora Coralina resolveu escrever o poema, pois sabia que as palavras poderiam resguardar o significado de tudo o que as pedras insistiam em sepultar. Gosto de compreender a ressurreição de Jesus da mesma forma. Diante da ausência sentida, a saudade fez o apóstolo intuído proclamar: Ele está no meio de nós.

O grito nasce do reconhecimento da transformação acontecida, eles não eram mais os mesmos. O sobrado Crístico já estava erigido na alma de cada um. João, o homem que era chamado filho do trovão, um homem de temperamento difícil revestia-se de docilidade. Pedro, o homem que mal sabia falar, o homem que foi frágil até o momento da morte do melhor amigo estava mergulhado numa coragem invejável. Eles se olhavam e percebiam que Ele não havia ido embora, mas apenas modificara a forma de ficar. Isso retira a necessidade que temos da materialidade da ressurreição.

Não importa que haja um corpo encontrado ou um corpo desaparecido, o que a ressurreição nos sugere é muito mais que um corpo material. O mais importante e o que verdadeiramente pode mover o cristianismo no tempo não está na prova material da ressurreição, mesmo porque não a temos. O que possuímos, isso ninguém pode contestar, é o fato de que os discípulos nunca mais foram os mesmos depois da vida, morte e ressurreição de Jesus. A declaração cristã “Ele está no meio de nós” nos assegura a continuidade do plantio das flores. Onde existir um ser humano comprometido com as palavras e a proposta de Jesus, lá Ele estará presente. Isso não é lindo, amigo? Teilhard de Chardin¹, teólogo jesuíta, chamava isso de Cristificação do Universo.
____________________
¹ Pierre Teilhard de Chardin (Orcines, 1 de maio de 1881 - Nova Iorque, 10 de abril de 1955) foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que logrou construir uma visão integradora entre ciência e teologia.

Um comentário:

  1. Muito bom, falou tudo, nosso projeto de vida dever ser buscar viver os ensinamentos de Jesus em sua essencia e esse Cristo que ha em cada um de nós! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!