“Quem mexeu no meu queijo?” é uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo – uma metáfora para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego à paz espiritual. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. As palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.
O livro tenta mostrar, através de uma parábola, como cada pessoa é responsável pelos acontecimentos de sua vida. Suas escolhas, sucesso e insucesso. Mostra que os ratinhos têm mais facilidade em enfrentar as mudanças, enquanto os homenzinhos, com seus medos e receios, sofrem para aceitar e adaptar-se a elas.
Bem, não gostei da historinha (parábola) do livro. Mas não é este o ponto. A história é chata mesmo, porém o diferencial é a lição que cada um pode tirar dela. Logo, advirto: as lições todos já sabem de cor (embora a maioria não faça uso delas) - enxergar os problemas e encarar a mudança, pois na maioria das vezes ela vem para o bem.
*****
Referências a obra:
Quem mexeu no meu queijo? / Spencer Johnson; tradução de Maria Clara de Biase. - 63ª ed. - Rio de Janeiro: Record, 2010.
1. Motivação (Psicologia);
2. Mudança (Psiocologia);
3. Auto-realização.
Tenho o livro, Ju. e tb n gostei. Achei tudo muito premeditado. Bjus.
ResponderExcluirAtt,
Acácio